Corrupção: O Escândalo dos Gafanhotos em Roraima

Autores

Luiz Fernandes Machado Mendes
Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR)
https://orcid.org/0009-0002-3944-2503

Palavras-chave:

Brasil, Corrupção, Estudo de Caso, Roraima, Teoria

Sinopse

O presente livro tem o objetivo de discutir e caracterizar a corrupção, tomando como estudo de caso o “Escândalo dos Gafanhotos” no Estado de Roraima durante a gestão do governador Neudo Campos no período de 1995 a 2002, o qual se caracterizou pela presença de esquemas de desvio de verbas públicas federais arquitetadas por políticos do executivo e do legislativo, bem como conselheiros do Tribunal de Contas.

O roteiro metodológico adotado neste estudo combinou abordagens exploratória, descritiva e explicativa, utilizando tanto dados primários, obtidos por meio de entrevistas e observação, quanto dados secundários de fontes científicas e não científicas.

Esta obra apresenta uma análise abrangente sobre a evolução do combate à corrupção no Brasil, destacando a crescente produção científica nacional sobre o tema, a promulgação de novas normas jurídicas e a implementação de estratégias de aprimoramento.

A pesquisa explora a complexidade da corrupção em Roraima, destacando a consolidação de um padrão administrativo com características híbridas socioculturais na administração pública local. Essa estrutura combina elementos burocráticos com traços ecléticos e tendências patrimonialistas, resultando em uma máquina pública ineficiente e carente de gerenciamento lógico.

O estudo de caso do “Escândalo dos Gafanhotos” em Roraima ilustra a complexidade e a extensão da corrupção institucionalizada. A análise das entrevistas com especialistas revela percepções variadas sobre o caso, incluindo suas características sistêmicas, as questões legais e processuais envolvidas, o papel da mídia na cobertura do caso, os impactos da operação e as perspectivas futuras. A pesquisa evidencia padrões recorrentes de corrupção ao longo da história do Brasil, assim como assimetrias no sistema de punibilidade e a continuidade do comportamento ilícito de agentes públicos, apesar dos avanços normativos.

Publicado

agosto 5, 2024

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.