Condomínios horizontais fechados: Estudo de caso em Boa Vista (RR) e vizinhança
Palabras clave:
Boa Vista, Condomínio Horizontal, Espaço Urbano, Geografia UrbanaSinopsis
Os condomínios horizontais fechados, também conhecidos como enclaves fortificados, apresentam-se como modelos de moradia modernos que surgem nos mais diversos contextos urbanos e sociais. O surgimento dos mesmos no Brasil se deu a partir da década de 1970, porém é somente a partir da década de 1980 que estes se expandem para as demais regiões brasileiras e são vistos ainda como um fenômeno globalizado em constante expansão até os dias atuais.
Este livro tem como objetivo geral, analisar a (re) produção do espaço urbano, a partir dos condomínios horizontais fechados e sua dinâmica socioespacial no município de Boa Vista-RR e entorno. Quanto à estrutura, este livro está dividido em quatro capítulos, além da Introdução e das Considerações Finais.
No primeiro capítulo está disposto o arcabouço teórico que fundamentou a pesquisa. Na ocasião, discutiram-se alguns conceitos que nortearam a dissertação como: a evolução do conceito de espaço nas escolas geográficas, o espaço urbano e os agentes promotores do espaço urbano.
O segundo capítulo apresenta os aspectos históricos e geográficos do processo de formação do espaço urbano de Roraima, destacando os principais fatores que contribuíram na dinâmica de produção do mesmo. Igualmente, é pertinente enfatizar a formação do espaço urbano da cidade de Boa Vista-RR, buscando nesse percurso, uma contextualização que permita maior compreensão das mudanças atuais.
O terceiro capítulo destina-se a uma abordagem teórica, onde buscou-se contextualizar os condomínios horizontais fechados, levando em consideração, vários aspectos, tais como: origem, expansão imobiliária, especulação, insegurança, controle, acesso, status social, legislações específicas, e outros mais que se fizerem necessários. Ressalta-se, que este capítulo se propõe ainda a realizar uma caracterização dos condomínios horizontais fechados que estão sendo implementados no município de Boa Vista e entorno, bem como, traçar o perfil das empresas envolvidas neste processo.
O último capítulo apresenta os resultados e as discussões oriundas da pesquisa de campo realizada junto à população da cidade de Boa Vista, além da percepção destes, em relação à implementação de condomínios horizontais fechados na cidade e em seu entorno.
Por fim, têm-se as considerações finais, onde serão retomados os objetivos, além das contribuições que a pesquisa possa deixar para futuros estudos.