Paradiplomacia Subnacional em Debate
Palabras clave:
Estados, Municípios, Paradiplomacia, Relações InternacionaisSinopsis
A ação internacional direta ou indireta, promovida por um conjunto de entes subnacionais como municípios, condados, estados, províncias e departamentos, têm evoluído muito rapidamente ao longo das décadas sob a denominação de paradiplomacia subnacional.
O fenômeno da paradiplomacia, embora tenha adquirido crescente relevância empírica nas relações internacionais e no aparelho da Administração Pública, é muito pouco discutido, razão pela qual o presente livro vem a preencher esta lacuna, propiciando subsídios para a construção de uma rica agenda de debates focalizados em estudos de casos.
Partindo desta temática, a presente obra é um dos resultados da “I Semana de Paradiplomacia do Município de São Paulo”, realizada entre os dias 23 e 28 de agosto de 2021, oportunizando um rico diálogo entre a Academia, o Poder Público e a Sociedade Civil para o compartilhamento de ideias e a troca de experiências.
O objetivo deste livro é demonstrar que existe uma riqueza teórico-metodológica fundamentada na pluralidade do pensamento que se edifica por meio de uma abordagem multidisciplinar e de ciência aplicada à resolução dos problemas sociais, propiciando assim uma abrangente agenda de estudos sobre o fenômeno da paradiplomacia subnacional.
Estruturado em 9 capítulos, este livro foi construído por meio do esforço colaborativo de um grupo diversificado de profissionais - estudantes, pesquisadores e policymakers - oriundos das macrorregiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, objetivando apresentar a realidade empírica da paradiplomacia subnacional brasileira.
A natureza exploratória, descritiva e explicativa dos estudos do presente livro combina distintas abordagens qualitativas, recortes teóricos e procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados, corroborando assim para a apresentação de uma genuína agenda eclética de estudos sobre a paradiplomacia subnacional, permeada pela pluralidade do pensamento e pela capacidade dialógica dos estudos.
Com base nas discussões e resultados apresentados nesta obra, uma rica construção epistemológica é fornecida a um potencial amplo público leitor, bem como ao Poder Público subnacional, fundamentada em uma abordagem multidisciplinar e em relevantes análises de estudos de casos que corroboram para a produção de novas informações e conhecimentos sobre a realidade da paradiplomacia subnacional no Brasil.