Educação: Agendas da Teoria à Empiria
Palabras clave:
Educação, Ensino, Estudos de Caso, TeoriaSinopsis
A educação, em sua complexidade inerente, transcende a mera transmissão de conteúdo ou de informações abstratas, mas antes, configura-se e como um dos pilares centrais para o desenvolvimento humano e a estruturação positiva de trajetórias evolutivas da própria sociedade. Ela é o palco de estratégias de ensino e aprendizagem, onde teorias pedagógicas, políticas públicas e realidades sociais se encontram, gerando um vasto campo epistêmico de práxis.
O livro, intitulado como "Educação: Agendas da Teoria à Empiria", nasce do esforço colaborativo de um conjunto plural de doze pesquisadoras e pesquisadores, com distintas formações e expertises, o qual converge pela busca da construção do conhecimento, por meio de uma propositiva agenda que busca reverberar a pluralidade e a própria complexidade multifacetada da temática educacional, onde a abstração teórica é confrontada pela prática empírica.
A gênese metodológica que alicerça todos os capítulos desta publicação fundamenta-se no método teórico-dedutivo e em uma natureza exploratória e descritiva quanto aos fins e em uma abordagem qualitativa quanto aos meios. Neste sentido, os estudos que compõem a presente obra partem de distintas premissas teóricas e marcos conceituais consolidados até se chegar a um diálogo com a própria realidade empírica dos temas estudados. O roteiro metodológico das pesquisas inclui procedimentos de revisão bibliográfica e documental na coleta de dados vis-à-vis a análise de conteúdo e hermenêutica.
A obra está estruturada em nove capítulos, os quais abordam uma pluralidade de eixos temáticos para se apreender a complexidade da agenda educacional contemporânea, a qual não se limita a um único foco teórico ou empírico, mas se alicerça em uma agenda múltipla que perpassa desde a gestão escolar e as políticas públicas até as questões de diversidade, tecnologia e formação docente em diferentes níveis.
Este livro é destinado a um amplo público de leitores, tanto de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e superior, gestores escolares, quanto de leigos interessados em compreender as múltiplas agendas que hoje moldam o cenário educacional, razão pela qual a obra foi escrita, por meio de uma linguagem didática e acessível como uma ponta que transita entre a teoria e a empiria, sendo funcional para a transmissão de novas informações e a consequente produção de novos conhecimentos.
Com base nos estudos de casos, fundamentados pela literatura científica, convidamos você a desbravar as diferentes facetas temáticas que compõem o prisma educacional ao longo dos capítulos desta obra, as quais oferecerem uma oportunidade diferenciada para se compreender as forças e fraquezas, bem como as ameaças e oportunidades da educação contemporânea. Que esta obra inspire novas reflexões e, sobretudo, impulsione uma massa crítica de novas informações, possibilitando ações transformadoras na práxis educacional.
