Psicologia: Saúde & Narrativas
Palabras clave:
Brasil, Narrativas, Psicologia, SaúdeSinopsis
Este livro é fruto de um processo de trocas iniciado em 2022 em uma atividade de ensino no curso de Psicologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) sobre a temática do cuidado no contexto da Educação em Saúde, em especial sobre Saúde Mental na Universidade. O bate-papo no final de uma aula levou a outras conversas, que se desdobraram em novos encontros e parcerias, agregando outros interlocutores, que geraram um evento de extensão e, dois anos depois, esse produto editorial. A proposta de construção deste livro, “Psicologia: Saúde & Narrativas”, que agora apresentamos a você, querido/a leitor/a, é um fruto derivado diretamente do evento de extensão “Espaços de Cuidado com a Vida no Ambiente Acadêmico”, em setembro de 2022.
Os textos aqui presentes, antes de serem escritos, foram falados e debatidos, negociados e costurados. Foram, no sentido mais amplo, cuidados. Sem esse contato vivo não teríamos a disposição para a escrita. Assim, conseguimos reunir sete capítulos, que se entrelaçam na empreitada de contar diferentes ocupações, negociações e jornadas, nas quais há um grande e complexo território: a universidade.
Nesta obra, embora com ênfases diferentes, percebemos o dar e receber/retribuir/agradecer, vinculando-se às narrativas de vida, e/ou relatos de experiência, na medida em que é possível fazer circular a palavra (em sala de aula, na sala de professores, nos espaços de supervisão, nos corredores da universidade, nos campos de estágio e onde conseguirmos estar), por meio do compartilhamento das experiências vividas, produzindo trocas e espaços dialógicos em que a formação se dá a partir do vínculo afetivo no espaço acadêmico. Assim, demonstra-se que as narrativas e os relatos de experiência podem ser utilizados no campo da Educação e da Saúde como "dispositivos de intervenção e reflexão” para esses estudantes, seus professores e outros participantes, produzindo um efeito formativo por meio de vínculos no espaço acadêmico. Torna-se, assim, um elemento de inclusão. É com essa compreensão que apresentamos o enlace por nós aqui proposto.