Empreendedorismo Universitário: Estudo de Caso em Moçambique
Palabras clave:
Administração, Empreendedorismo, Moçambique, UniversidadeSinopsis
O empreendedorismo se transformou de uma agenda de crescente relevância nos contextos acadêmico e empresarial a partir de meados do século XX para um movimento sistêmico de ampla massa crítica e repercussão no dia-a-dia das pessoas no século XXI em razão da ampla difusão epistêmica e de policymaking para a identificação de oportunidades de negócios.
Partindo desta temática de relevância ímpar, o presente livro “Empreendedorismo Universitário: Estudo de Caso em Moçambique” traz um olhar apurado sobre como o desenvolvimento de competências no contexto universitário africano vem sendo estruturado, tomando como referência a análise curricular do ensino empreendedor na Universidade Católica de Moçambique (UCM).
A natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e a abordagem qualitativa quanto aos meios de instrumentalização são desenvolvidas neste livro com base em um elevado rigor científico, fundamentando-se no uso do método dedutivo para abordar a realidade empírica curricular sobre empreendedorismo no Ensino Superior em Moçambique.
Fruto de um criterioso estudo sobre a agenda curricular em uma universidade africana, esta obra foi construída com base em uma abordagem multidisciplinar que coaduna diálogos entre os campos científicos da Educação e da Administração a partir de um paradigma eclético funcional para apresentar diferentes recortes teórico-conceituais para a análise.
Construído para estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre a realidade curricular do empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior, o presente livro de coletânea apresenta uma didática leitura empírica que despertará o interesse, tanto, de um público leigo afeito às agendas do empreendedorismo, quanto, de um público especializado de acadêmicos que busca dialogar com base em tradicionais e novas abordagens científicas.