Mulheres que Escrevem: Vivências em Versos

Autores/as

Joelma Fernandes de Oliveira (organizadora)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Natalia da Silva Conceição (organizadora)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Tamiris Machado Gonçalves (organizadora)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palabras clave:

Brasil, Gênero, Literatura, Mulheres

Sinopsis

Este livro é resultado de uma das ações desenvolvidas a partir de um projeto de pesquisa macro, Mulheres que Escrevem: Produção e Circulação de Textos Femininos, integrado ao Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (PIPAD) do Instituto Federal de Roraima – IFRR, Campus Boa Vista. O objetivo geral desse projeto é compreender a escrita como forma de expressão da mulher, bem como pensar sobre as práticas de produção de textos feitos exclusivamente por mulheres.

Como uma das etapas previstas do projeto de pesquisa-ação, foi realizado o I Seletivo de Poesias para a publicação de um livro, com a finalidade de possibilitar a divulgação de produções escritas por mulheres como forma de empoderamento social, oportunizando espaços de interlocução para que mulheres apresentem obras produzidas pelo público feminino.

A justificativa para o desenvolvimento deste livro é buscar respostas e alternativas para modificar o atual quadro em que mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras entre 1965 e 2014 foram escritos por homens, indicando assim pouco acesso das mulheres à produção escrita, bem como pouco apoio às publicações de autorias femininas.

O projeto visou a contemplar a produção textual de mulheres, seguindo seu compromisso no combate às desigualdades e em busca de uma sociedade justa e igualitária. Além disso, foi desenhado pensando na promoção da cultura do escrever como forma de expressar-se socialmente, de ventilar a diversidade de lugares de fala que compõem a variedade que constitui o nosso país.

Seguindo nosso compromisso enquanto instituição educacional no combate às desigualdades, foi aprovada pelo Comitê de Ética a pesquisa sob o registro 5.463.782.  Foram pesquisadas 35 mulheres entre professoras e alunas do IFRR, Campus Boa Vista, as quais inclusive, num total de 94,1%, destacaram considerar a escrita como uma forma de empoderamento social. Ademais, um total de 97,1% das entrevistadas apontou que gostaria de que existissem mais espaços de interação social para que mulheres apresentem e conheçam obras produzidas pelo público feminino. Essas mesmas consideraram também necessário que mulheres escritoras tenham mais oportunidade para que fomentem a escrita feminina e possam publicar seus escritos.

Com a pesquisa, percebemos que há uma inquietação e uma necessidade coletiva no que diz respeito à produção de textos por mulheres. Assim, é muito significativo possibilitar essa abertura para que a sociedade conheça obras produzidas por mulheres de todo Brasil. O I Seletivo de Poesias ocorreu com apenas 5 dias de inscrição on-line e contamos com mais de 100 inscrições que passaram por comissão avaliadora. Destacamos ainda que mulheres de vários estados do nosso país se sentiram motivadas em participar deste processo, desde o Maranhão, Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Goiás, São Paulo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul até chegar a Roraima.

Nesses termos, podemos afirmar que apreciar os escritos que compõem este livro é sentir e conhecer um pouco das histórias, das Vivências em Versos de Mulheres que escrevem em nosso país, mas que, por motivos diversos, não são publicadas e, por conseguinte, não são lidas nem reconhecidas.

Publicado

septiembre 7, 2022

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.