Amazônia, Currículo e Relações Internacionais: Estudo na Universidade Federal de Roraima

Autores

Jeffeson William Pereira
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
https://orcid.org/0000-0003-1664-9755

Palavras-chave:

Amazônia, Currículo, Educação, Relações Internacionais

Sinopse

O presente livro tem o objetivo de analisar como a Amazônia é trabalhada na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de modo que esse intento se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1). Averiguar os pressupostos da teoria histórico-crítica no ensino superior e no currículo; 2). Conhecer as concepções de ensino superior no mundo e no Brasil, bem como a inserção do curso de Relações Internacionais na Amazônia; e 3). Elucidar a dinâmica curricular do curso de Relações Internacionais da UFRR, por meio dos temas amazônicos presentes no ensino, na pesquisa e na extensão.

O aporte teórico-metodológico da pesquisa ancorou-se na teoria histórico-crítica e de sua consequente teoria curricular, além dos estudos da formação em Relações Internacionais, bem como autores que debatem a Amazônia brasileira. Em termos metodológicos recorremos a fontes documentais e primárias, dentre os documentos analisados encontram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Bacharelado de Relações Internacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além da extração de informações do site do curso a respeito dos trabalhos monográficos e dos projetos de extensão vigentes; para a coleta dos dados primários foram realizadas três entrevistas, sendo uma com o coordenador do curso e duas com docentes que já haviam ministrado disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas à Amazônia. Também foi realizado um Grupo de Discussão com os discentes concluintes no ano de 2019.

Dentre os resultados destacamos que o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do ensino, realiza uma interlocução direta sobre Amazônia expressa em três disciplinas que abordam a interação entre Amazônia e Relações Internacionais, bem como indiretamente esse conteúdo também é trabalhado em outras disciplinas no decorrer do curso. A partir dos trabalhos monográficos defendidos, na esfera da pesquisa, sobressaem os temas de migração, refúgio e deslocamento. Por sua vez, a maioria dos projetos de extensão relaciona-se à crise humanitária decorrente da migração venezuelana.

Conclui-se por meio da análise da dinâmica curricular que apesar dos esforços individuais dos docentes do curso no ensino, na pesquisa e na extensão, não existe um trabalho organizado coletivamente e subsidiado em um diagnóstico prévio das necessidades locais a fim de priorizar os conteúdos e as respostas à sociedade roraimense e amazônica. No entanto, gostaríamos de ressaltar que tais dificuldades não dependem apenas da vontade política dos docentes e discentes em tornar o curso um polo de referência no saber sobre a Amazônia brasileira no âmbito da área de relações internacionais, pois existem dificuldades estruturais que a universidade pública atravessa, seja pelas estratégias de deslegitimação social ou pela redução constante do financiamento perpetrada pelo novo regime fiscal desde 2016.

Publicado

maio 27, 2022

Séries

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.