Educação: Debates Contemporâneos

Autores

Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
https://orcid.org/0000-0002-4202-3855
Ana Célia de Oliveira Paz (organizadora)
Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN)
https://orcid.org/0009-0004-3341-256X

Palavras-chave:

Brasil, Educação, Escola, Estudos de Caso

Sinopse

Esta obra, intitulada “Educação: Debates Contemporâneos”, apresenta uma rica agenda de análises que valoriza desde fundamentos teóricos até a riqueza empírica da realidade educacional em sua concretude, possibilitando assim a construção de reflexões que possam corroborar para o avanço das fronteiras científicas.

A estruturação deste livro em onze capítulo fundamenta-se em uma agenda de estudos que coaduna de uma convergente lógica dedutiva para abordar específicos temas e estudos de caso, partindo de marcos de abstração teórica-histórica-normativa até se chegar à análise empírica sobre instigantes temas no campo epistêmico da Educação. 

Fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido por trinta e dois pesquisadores com diferentes formações acadêmicas e expertises no campo educacional, oriundos do Brasil e da Colômbia, esta obra conjuga as contribuições oriundas de instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, findando valorizar as análises e debates dentro de uma perspectiva eclética.

O ecletismo teórico-metodológico proposto nesta obra é explicitado, tanto, pela presença de um plural debate entre diferentes correntes teóricas do pensamento educacional, quanto, por diferentes procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados, possibilitando assim a apreensão de diferentes óticas para capitação e interpretação dos fenômenos e temas educacionais.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem quali-quantitativa, este livro foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente no uso do método dedutivo a fim de possibilitar divergentes abordagens teórico-conceituais para fundamentar a análise e reflexão sobre distintas agendas temáticas da Educação. 

Conclui-se que as discussões apresentadas neste livro proporcionam aos potenciais leitores a absorção de novas informações e a transdução em novos conhecimentos sobre a realidade e o pensamento educacional em um contexto de contemporâneo permeado por complexidade e diferentes paradigmas ideológicos de interpretação e ação.

A obra estimula um debate eclético, plural e não discriminatório que se apresenta por meio de uma didática abordagem não afeita ao tecnicismo de jargões científicos, a qual pretende atender aos interesses por novas informações e conhecimentos de um público leigo ou mesmo da comunidade epistêmica de profissionais e acadêmicos da área da Educação. 

Publicado

maio 6, 2023

Séries

Licença

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.