Desafios metodológicos das políticas públicas baseadas em evidências
Palabras clave:
Ciência Política, Metodologia, Pesquisa, Políticas PúblicasSinopsis
Este livro é fruto dos resultados do seminário organizado pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas (PGPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o objetivo discutir os avanços metodológicos nos estudos do campo de políticas públicas e a importância das políticas públicas baseadas em evidências com pesquisadores de todo o país.
O livro faz parte de um esforço maior do PGPP em fomentar a discussão metodológica mais rigorosa no campo de públicas e renovar o arsenal conceitual que vem sendo desenvolvido nas ciências sociais contemporâneas, nas últimas três décadas, com a revisão e ampliação das exigências para a realização de inferências causais, contudo sem cair num lugar fácil de uma opção teológica pelas regras de inferência estatísticas ou qualitativas. O esforço é ampliar o horizonte de um pluralismo inferencial que permita tanto aos pesquisadores como da comunidade que compartilha e lê os estudos obterem informações relevantes para a tomada de decisão, avaliação e compreensão dos processos políticos que permeiam as políticas públicas no Brasil e no mundo.
Esta obra está dividida em três partes, as duas primeiras com dois capítulos cada e a última com três. Na primeira parte são capítulos que avaliam o estado geral da produção científica e da atuação no campo de públicas, observando especificamente a área da administração pública. Na segunda parte os capítulos discutem e apresentam ferramentais conceituais e metodológicas para o trabalho com a literatura do campo de públicas. Finalmente, na terceira parte do livro temos três capítulos que discutem a natureza da missão metodológica para a produção de inferência causal rigorosa no campo por meio de estudo de caso, do método comparado e pela Análise Qualitativa Comparada, QCA de acordo com a sigla em inglês.