Assistência Estudantil no Ensino Superior

Autores

Ivana Aparecida Weissbach Moreira
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
https://orcid.org/0000-0002-9754-8560
Elói Martins Senhoras
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
https://orcid.org/0000-0002-4202-3855

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Ensino Superior, Serviço Social, Universidade

Sinopse

A assistência estudantil trata-se de uma temática de ampla relevância empírica em instituições de ensino superior em todo o mundo, não obstante exista uma lacuna na produção de estudos científicos sobre a questão, razão pela qual o presente livro foi escrito, justificado pelo sentido de corroborar para uma leitura acadêmica com base em uma genuína experiência nacional.

Intitulado “Assistência Estudantil no Ensino Superior”, este livro traz uma abordagem multidisciplinar e multitemática como estratégia teórico-metodológica funcional para uma imersão profunda na complexa tessitura social no ensino superior, permitindo, assim, a construção de uma rica narrativa discursiva enraizada nos campos epistemológicos do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências da Saúde.

O objetivo da presente obra é analisar a realidade empírica da Assistência Estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio de uma triangulação metodológica de levantamentos bibliográficos, com estudos de casos e relatos de experiência, contribuindo para o despertar de uma reflexão crítica diante dos desafios e rebatimentos da política educacional no Brasil.

Diante das interfaces que compõem a Assistência Estudantil, as reflexões aqui dispostas contribuem para socializar o conhecimento com outras instituições de ensino superior, a partir de uma perspectiva multidisciplinar sobre o desenvolvimento das atividades profissionais relacionadas à assistência estudantil no ensino superior público federal brasileiro.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, com abordagem quali-quantitativa, este livro foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente, no uso do método dedutivo, a fim de possibilitar divergentes abordagens teórico-conceituais na realidade empírica dos relatos de experiência e dos estudos de caso, resultando em uma pluralidade de debates.

Os seis capítulos apresentados neste livro são oriundos de reflexões teórico-científicas, construídos por um conjunto de profissionais que trabalham diretamente com a Assistência Estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), corroborando assim para compreender as interfaces desta temática na educação superior.

Compreende-se, aqui, a Assistência Estudantil enquanto um conjunto de ações que se propõe a minimizar as desigualdades sociais, na tentativa de possibilitar a permanência e a formação acadêmica e profissional no ensino superior. Considerando que permanência e evasão são elementos intrínsecos desta relação, a análise permite, assim, contextualizar os meandros do acesso e da permanência, bem como traz à luz os limites e as possibilidades da Assistência Estudantil.

Conclui-se, a título de convite para a leitura, que as contribuições apresentadas ao longo dos capítulos desta obra trazem uma fluida linguagem aos interessados na temática da Assistência Estudantil em instituições de ensino superior, em particular aos profissionais que trabalham diretamente na área, ou mesmo acadêmicos que buscam imergir no assunto, sendo recomendadas para a reflexão sobre a complexa realidade nacional a partir de experiências locais.

Publicado

julho 27, 2021

Licença

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