Territorialidades Socioambientais no Estado do Rio de Janeiro: Perspectivas e Desafios

Autores/as

Rafael Ângelo Fortunato (organizador)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
https://orcid.org/0000-0002-3377-4016
Francisco Pontes de Miranda Ferreira (organizador)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
https://orcid.org/0000-0002-8124-4079
Débora Mury Alves Chueiri (organizadora)
Faculdade UNISE
https://orcid.org/0000-0003-0888-1431

Palabras clave:

Meio Ambiente, Rio de Janeiro, Territorialidades

Sinopsis

O presente livro, “Territorialidades Socioambientais: Perspectivas e Desafios no Estado do Rio de Janeiro”, representa o esforço para aprimorar a definição de territorialidades socioambientais, tendo o objetivo de expandir essa definição de forma conceitual e aplicada. Ao longo das páginas desta obra são apresentadas diferentes estudos de casos que manifestam histórias de lideranças de movimentos movidos por crenças e paixões pela preservação de seus territórios.

Estruturado em nove capítulos escritos a várias mãos, este livro é o resultado de um trabalho coletivo vinculado ao grupo de pesquisa “Territorialidades Socioambientais”. Que o conceito de territorialidades socioambientais seja amplamente reconhecido, tanto, na academia, por meio de novas pesquisas científicas, quanto na sociedade civil,  por meio de sua apropriação pelos diversos movimentos sociais como instrumento de emancipação dos povos, visando a construção de melhores qualidades de vida e de consolidação dos princípios de solidariedade, com preservação dos recursos naturais.

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza ao mesmo tempo o rigor teórico-metodológico e o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelos estudos das territorialidades socioambientais.

Publicado

septiembre 19, 2025

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.