Formação Docente: Debates Educacionais
Palabras clave:
Brasil, Educação, Formação Docente, ProfessorSinopsis
O fundamento para a construção desta obra intitulada “Formação Docente: Debates Educacionais” reside uma clássica temática de estudos carente de contribuições oriundas de distintas localidades do amplo território nacional brasileiro, razão pela qual o livro vem a corroborar com uma abordagem teórica e empírica claramente subnacional.
Escrito por um conjunto de vinte pesquisadoras e pesquisadores das grandes áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, o presente livro traz contribuições científicas que refletem sobre as experiências da formação docente em todas as cinco macrorregiões brasileiras – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Por um lado, o recorte metodológico desta obra é caracterizado pela natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e pela adoção de uma abordagem qualitativa quanto aos meios, fundamentando-se pelo uso de diferentes procedimentos metodológicos, tanto no levantamento, quanto na análise de dados primários e secundários.
Por outro lado, o recorte teórico de estruturação das pesquisas deste livro é fundamentado por um conjunto diferenciado de debates e analises em cada capítulo, demonstrando assim, como resultado global, a existência de um paradigma crítico e reflexivo para a abordagem teórica e empírica com base em fundamentos teóricos e conceituais que refletem um pluralismo teórico.
Os oito capítulos que estruturam a presente obra apresentam análises, reflexões e discussões que transversalmente abordam a temática da formação docente no Brasil à luz do que é o estado da arte na periodização contemporânea e da empiria de estudos de casos que mostram a especificidade na formação docente nos contextos socioeducacionais nacionais.
Alicerçado na pluralidade do pensamento, no estado da arte e na capacidade dialógica dos estudos com a fronteira do conhecimento, este livro traz significativos subsídios para um amplo público de leitores analisar e interpretar a complexa realidade contemporânea teórica e empírica da formação docente no território brasileiro.
Com base nas discussões apresentadas nesta obra, por meio de uma didática abordagem e uma fluida linguagem, este livro é indicado a um potencial amplo público leitor de leigos, acadêmicos e profissionais atuantes na área, corroborando teórica e conceitualmente para a produção de novas informações e conhecimentos sobre a formação docente.