Currículo: Discussões Teórico-Normativas

Autores/as

Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
http://orcid.org/0000-0002-4202-3855

Palabras clave:

BNCC, Brasil, Currículo, Educação

Sinopsis

O campo temático de estudos sobre o currículo trata-se de um relevante ramo do pensamento educacional contemporâneo, a despeito da sua importância empírica já ser manifesta à época de grandes civilizações da Antiguidade, como por exemplo no Egito, razão pela qual o presente livro vem a apresentar um panorama das discussões teórico-normativas sobre o currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BCCC), implementada no Brasil.

Contando com o trabalho colaborativo de 23 pesquisadoras e pesquisadores brasileiros de diferentes instituições públicas e privadas de ensino superior, oriundos de todas as cinco macrorregiões brasileiras, o presente livro se caracteriza por uma coletânea de estudos educacionais que versam sobre a temática curricular com base em marcos de abstração legal e teórica.

A estruturação desta obra em oito capítulos tem o objetivo de apresentar uma visão panorâmica sobre a temática de Currículo, por meio do compartilhamento de diferentes leituras alicerçadas em recortes teóricos e de procedimentos metodológicos específicos, tanto no levantamento, quanto na análise de dados primários e secundários. 

A agenda de discussões curriculares presente nesta obra foi construída a partir de uma leitura crítica amalgamada pelo convergente uso de um método dedutivo nos distintos capítulos, embora se utilizando de distintos recortes teóricos, bem como diferentes procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados.

Caracterizado por uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e qualitativa quanto aos meios, este livro aborda a temática curricular por meio de uma rica triangulação teórico-metodológica com base no uso de dados primários e secundários e de um paradigma eclético, fundamentado na pluralidade epistêmica.

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelos estudos curriculares.

 As análises, debates e resultados apresentados nesta obra estão alicerçadas em uma concepção de pensamento crítico que findam demonstrar a riqueza existente no anarquismo teórico e metodológico em resposta à complexa realidade curricular, razão pela qual convidamos você leitor(a) a nos acompanhar à luz do ecletismo registrado nos estimulantes estudos de cada um dos capítulos.

Publicado

octubre 10, 2022

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