Educação do Campo: Pedagogia, Currículo e Formação Docente

Autores/as

Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
http://orcid.org/0000-0002-4202-3855

Palabras clave:

Brasil, Currículo, Educação do Campo, Ensino

Sinopsis

O desenvolvimento evolutivo da área de Educação do Campo tem sido caracterizado por uma pulsante força dinâmica engendrada por uma estrutural tendência após a Constituição de 1988 e por uma conjuntural difusão de marcos normativos pelo Ministério da Educação que resultarem na emergência de novos cursos, debates e agendas de pesquisa.

Partindo da ampla capacidade dialógica de um campo científico relativamente novo e aberto à pluralidade dialógica, esta obra intitulada, “Educação do Campo: Pedagogia, Currículo e Formação Docente”, apresenta uma instigante agenda de diferenciados estudos sobre a realidade empírica brasileira na temática.

A construção do presente livro somente foi possível devido ao trabalho articulado em rede por meio do esforço colaborativo de um conjunto de 17 pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Superior, oriundos de todas as cinco macrorregiões brasileiras – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Estruturado em onze capítulos, o livro aborda um tripé analítico de temas sobre a Educação do Campo – Pedagogia, Currículo e Formação Docente – com o objetivo de fornecer uma visão panorâmica sobre o assunto, conciliando fundamentos teórico-conceituais com marcos prático-empíricos materializados na realidade brasileira.

Com base nestes três eixos temáticos, a presente obra coaduna diferentes prismas do complexo caleidoscópio da Educação do Campo, caracterizando-se por um olhar que estimula a pluralidade teórica e metodológica, bem como a prescrição de soluções para os dilemas existentes na realidade de cada estudo de caso.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem qualitativa, este livro foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente no uso do método dedutivo a fim de possibilitar divergentes abordagens para abordar uma série de temas da Educação do Campo que parte do plano teórico e chega até o plano empírico da realidade educacional no Brasil. 

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelos estudos de Educação do Campo.

Publicado

octubre 3, 2022

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.