Educação do Campo: Pedagogia, Currículo e Formação Docente
Palabras clave:
Brasil, Currículo, Educação do Campo, EnsinoSinopsis
O desenvolvimento evolutivo da área de Educação do Campo tem sido caracterizado por uma pulsante força dinâmica engendrada por uma estrutural tendência após a Constituição de 1988 e por uma conjuntural difusão de marcos normativos pelo Ministério da Educação que resultarem na emergência de novos cursos, debates e agendas de pesquisa.
Partindo da ampla capacidade dialógica de um campo científico relativamente novo e aberto à pluralidade dialógica, esta obra intitulada, “Educação do Campo: Pedagogia, Currículo e Formação Docente”, apresenta uma instigante agenda de diferenciados estudos sobre a realidade empírica brasileira na temática.
A construção do presente livro somente foi possível devido ao trabalho articulado em rede por meio do esforço colaborativo de um conjunto de 17 pesquisadoras e pesquisadores de instituições públicas e privadas de Ensino Superior, oriundos de todas as cinco macrorregiões brasileiras – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Estruturado em onze capítulos, o livro aborda um tripé analítico de temas sobre a Educação do Campo – Pedagogia, Currículo e Formação Docente – com o objetivo de fornecer uma visão panorâmica sobre o assunto, conciliando fundamentos teórico-conceituais com marcos prático-empíricos materializados na realidade brasileira.
Com base nestes três eixos temáticos, a presente obra coaduna diferentes prismas do complexo caleidoscópio da Educação do Campo, caracterizando-se por um olhar que estimula a pluralidade teórica e metodológica, bem como a prescrição de soluções para os dilemas existentes na realidade de cada estudo de caso.
Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem qualitativa, este livro foi estruturado pela conjugação de uma lógica convergente no uso do método dedutivo a fim de possibilitar divergentes abordagens para abordar uma série de temas da Educação do Campo que parte do plano teórico e chega até o plano empírico da realidade educacional no Brasil.
A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados pelos estudos de Educação do Campo.