Educação & Pandemia: Ensaios Temáticos

Authors

Simone Rodrigues Batista Mendes (organizadora)
Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED-RR)
https://orcid.org/0000-0002-8613-9374
Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
http://orcid.org/0000-0002-4202-3855

Keywords:

Brasil, Covid-19, Educação, Pandemia

Synopsis

A emergência do novo coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS-CoV-2, responsável pela rápida difusão global da pandemia da Doença do Coronavírus 2019, popularmente conhecida como COVID-19, trouxe significativos impactos na rotina de desenvolvimento das relações humanas devido aos contextos de isolamento social, o que repercutiu na conformação de novas estratégias de execução das atividades.

No contexto educacional, as estratégias adotadas durante a pandemia da COVID-19 incluíram os desafios para a digitalização das atividades acadêmicas devido a restrições tecnológicas ou despreparo humano de alunos e professores, repercutindo em ampliação de assimetrias pré-existentes e estragos aos processos de ensino-aprendizagem, embora eventualmente algumas situações pontuais de aceleração da tendência de mudanças rumo à virtualização do ensino tenham acontecido.

Partindo desta temática, o objetivo do livro “Educação & Pandemia: Ensaios Temáticos” é analisar a realidade do campo educacional brasileiro no contexto de difusão multilateral da pandemia da COVID-19, por meio de uma agenda de estudos que analisa desde as transformações nas estratégias de ensino-aprendizagem, passando pela apreensão na realidade de professores e alunos, até se chegar a uma análise de micro e macro impactos na educação e no contexto escolar.

A organização desta obra em nove capítulos buscou discutir de um modo leve uma temática emergente que se caracteriza como de vanguarda por justamente expandir a fronteira do estado da arte no campo educacional, fundamentando-se na combinação do rigor teórico-metodológico da pesquisa científica com a flexibilidade e didatismo de uma linguagem sem tecnicismos e amplamente acessível a um amplo público de potenciais leitores.

Contando com a participação de um trabalho colaborativo, desenvolvido em rede por um conjunto de pesquisadoras e pesquisadores com distintas formações acadêmicas e profissionais, este livro apresenta ao público leitor o compartilhamento de novas informações e conhecimentos no campo epistemológica da Educação que se alicerçam em diferentes experiências e apreensões sobre realidade educacional no contexto pandêmico em vários estados brasileiros.

Com base nas discussões e resultados obtidos nesta obra, uma rica discussão científica é fornecida aos leitores, fundamentada em relevantes análises de estudos de casos que corroboram teórica e conceitualmente para a produção de novas informações e conhecimentos estratégicos para a educação, preenchendo assim uma lacuna na literatura científica, a qual corrobora para o avanço construtivo do estado da arte no campo epistemológico da Educação no Brasil. 

Published

August 5, 2022

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.