Paradiplomacia Subnacional: Da teoria à empiria
Keywords:
Brasil, Municípios, Paradiplomacia, Relações InternacionaisSynopsis
O fenômeno da diplomacia paralela engendrado por governos não centrais nas relações internacionais é objeto de estudo deste livro, o qual toma como referência a adoção do neologismo científico conhecido como paradiplomacia para construir debates que combinam teoria e empiria.
A paradiplomacia em sua categorização subnacional é abordada nesta obra com a finalidade de fundamentar as discussões relacionadas aos entes federativos subnacionais, mais especificamente, os municípios, os quais são abordados por meio de estudos de caso específicos.
A assertividade do título desta obra não é por acaso, “Paradiplomacia Subnacional: Da teoria à empiria”, mas antes desvela as matrizes básicas da lógica dedutiva que permeiam a estruturação deste livro, ao buscam um funcional diálogo entre a abstração e a concretude do fenômeno da internacionalização de governos subnacionais.
Estruturado em cinco capítulos, esta obra se concentra em uma contextualização de natureza teórica-histórica-jurídica, nos dois primeiros textos, para em seguida analisar a experiência da realidade empírica de três estudos de caso sobre paradiplomacia subnacional de governos municipais brasileiros.
A construção teórico-metodológica dos capítulos deste livro partiu do método dedutivo, com a inicial adoção de enfoques de abstração teórica dos marcos conceituais até se chegar à análise empírica, seja de determinadados temas, seja de estudos de caso sobre paradiplomacia subnacional.
O objetivo deste livro é discutir a paradiplomacia subnacional por meio do compartilhamento de experiências e enfoques epistemológicos a fim de ilustrar o contexto de complexidade, bem como as oportunidades e desafios da realidade de internacionalização dos municípios.
Escrito por meio de um esforço colaborativo entre oito pesquisadores orindos de diferentes estados brasileiros, esta obra apresenta alguns dos resultados de pesquisa discutidos na I Semana de Paradiplomacia do Município de São Paulo, ocorrida no segundo semestre de 2021.
Com base nas discussões e resultados de pesquisa abordados ao longo dos capítulos deste livro, relevantes subsídios são fornecidos para um amplo público de leitores interessados na temática, composto, tanto por leigos, ávidos por novos conhecimentos, quanto por policymakers ou acadêmicos que busquem a troca de novas informações e experiências.