Geopolítica na Educação Básica: Jogos e Atividades Lúdicas

Authors

Alexandre Perez Menezes de Castro
Secretaria Municipal de Educação de Maricá (SEDUC)
https://orcid.org/0000-0001-6275-667X
Vitor Stuart Gabriel de Pieri
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
https://orcid.org/0009-0000-7497-2839

Keywords:

Ensino de Geografia, Atividades Lúdicas, Sequência Didática

Synopsis

O uso de metodologias ativas de aprendizagem no contexto escolar tem adquirido crescente relevância científica e empírica, razão pela qual têm surgido internacionalmente diferentes instrumentos e recursos de uso pedagógico, inclusive no próprio Brasil.

Partindo da temática do uso das metodologias ativas na educação básica brasileira, o objetivo central deste livro, derivado de uma pesquisa de mestrado em ensino de Geografia, foi o de elaborar uma sequência didática voltada ao ensino de Geografia no 8º ano do Ensino Fundamental, com foco na compreensão da organização política e econômica do espaço mundial.

Essa temática é abordada a partir de uma perspectiva introdutória da geopolítica, adaptada ao nível de desenvolvimento dos estudantes dessa etapa escolar. A proposta busca desenvolver uma leitura crítica e situada das relações de poder entre países, dos blocos econômicos, dos conflitos, das desigualdades globais, dentre outros temas, utilizando como recurso metodológico jogos e atividades lúdicas.

O livro está organizado em 3 capítulos, sendo que o último deles contém uma sequência didática com 10 propostas de aulas que oferecem ao professor um roteiro prático sugestivo e seguro para o ensino da Geopolítica, pois cada uma destas aulas apresenta tema central, os objetivos de aprendizagem, os recursos necessários e a organização da atividade, facilitando sobremaneira o planejamento pedagógico.

A relevância do tema é evidenciada tanto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto pelos currículos das redes públicas de ensino, que destacam a importância de desenvolver o raciocínio geográfico desde os anos finais do Ensino Fundamental. Diante disso, este livro propõe alternativas às práticas tradicionais, priorizando metodologias ativas e recursos didáticos inovadores.

O diferencial inovativo desta obra reside em sua capacidade de tornar o complexo conteúdo da Geopolítica em algo acessível e envolvente, por meio de metodologias ativas, jogos e atividades lúdicas que transformam a sala de aula em um laboratório de descobertas e estratégias pedagógicas, estimulando assim o raciocínio crítico e a reflexão dos alunos. 

Ao longo da obra, são discutidos os fundamentos teóricos da ludicidade no ensino de Geografia, além da descrição detalhada da sequência didática elaborada e aplicada. Os resultados indicam que a utilização de jogos no contexto escolar contribui para o engajamento dos alunos, promove a aprendizagem significativa e favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação ativa em sala de aula.

Published

September 25, 2025

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.