Pedagogia: Agendas Temáticas

Authors

Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
http://orcid.org/0000-0002-4202-3855
Maurício Pereira Barros (organizador)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
https://orcid.org/0000-0002-6653-5468

Keywords:

Educação, Filosofia, Pedagogia, Teoria

Synopsis

A trajetória histórica de construção do pensamento pedagógico apresenta a emergência de novos paradigmas interpretativos, marcos teórico-conceituais e objetos de estudo, uma vez que a incremental e combinada evolução empírica e teórica propicia a consolidação de um campo absorvente e altamente hibridizado por forças de curta e longa duração.

Neste contexto, o objetivo desta obra, intitulada como “Pedagogia: Agendas Temáticas”, é compartilhar com o público leitor uma assertiva discussão sobre assuntos que possuem ampla relevância contemporânea, tanto, na curta periodização conjuntural, quanto na estrutural longa duração, em diferentes países de língua portuguesa e espanhola.

O trabalho coletivo que resultou nesta obra é fruto de um trabalho arquitetado internacionalmente a várias mãos, contando com a presença de quinze profissionais de seis países – Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Portugal e Venezuela – os quais desenvolveram suas pesquisas nas suas instituições públicas e privadas de ensino superior. 

A organização deste livro em oito capítulos apresenta uma instigante discussão panorâmica sobre agendas temáticas da Pedagogia que é desenvolvida de modo comparativo por meio de estudos de caso que valorizam a riqueza da realidade empírica no eixo do Atlântico, em cada um dos distintos países analizados na América do Sul e na Europa Ocidental.

Caracterizado por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, este livro teve o método dedutivo como pilastra mestre para fundamentar a análise sobre questões fáticas e teóricas com base nos procedimentos qualitativos, tanto, de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, quanto de hermenêutica educacional na interpretação dos dados.

Em razão das pertinentes discussões temáticas apresentadas, esta obra é indicada para um amplo público leitor, composto, tanto por leigos no campo da Pedagogia, quanto por acadêmicos, especialistas ou policymakers, justamente ao conciliar teoria e prática a partir de uma didática abordagem sobre fatos relevantes na atualidade pedagógica ibero-americana.

Os resultados e discussões apresentados neste livro buscam romper consensos, findando demonstrar a riqueza existente no anarquismo teórico e metodológico dos estudos pedagógicos em resposta à complexa realidade empírica, razão pela qual convidamos você leitor(a) a nos acompanhar em uma coletânea de preciosos estudos analítico-reflexivos.

Published

April 10, 2023

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.