Currículo: Temas & Contextos
Keywords:
Brasil, Currículo, Educação, Estudos de CasoSynopsis
O trabalho coletivo que resultou no presente livro foi construído por meio de um trabalho desenvolvido em uma rede nacional, na qual estiveram envolvidos 23 pesquisadores com distintas experiências profissionais e formações acadêmicas, oriundos de diferentes instituições públicas e privadas de vários estados do Brasil.
As discussões presentes neste livro somente foram possíveis em função da presença de um esforço coletivo de pesquisa, demonstrando a relevância da colaboração científica multidisciplinar realizada a várias mãos por meio de uma funcional rede nacional de pesquisadores das macrorregiões Norte, Nordeste, Centro e Sudeste.
Em função de existir um campo de estudos sobre currículo que foi predominantente construído por discussões lideradas pelas Ciências da Educação, este livro tem o objetivo de promover a ampliação da comunidade epistêmica na temática por meio de uma reunião multidisciplinar de profissionais que dissertam fundamentados pelo rigor teórico e pela experiência empírica.
Intitulada como “Currículo: Temas & Contextos”, a presente obra tem o objetivo de compartilhar com o público leitor uma assertiva discussão sobre temas com relevância contemporânea no campo educacional, partindo de experiências especializadas no Brasil, tanto, na curta periodização conjuntural, quanto na estrutural longa duração.
As pesquisas apresentadas neste livro foram estruturadas a partir de uma abordagem qualitativa quanto aos meios e exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins, por meio de uma combinação metodológica dos procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados junto ao uso de hermenêutica na análise de dados.
Com base nos marcos conceituais, discussões e resultados apresentados nesta obra, uma rica construção multidisciplinar é oferecida aos leitores por meio de estudos que corroboram para a expansão da fronteira científica através da produção de novas informações e conhecimentos sobre as experiências nacionais da realidade curricular.
Arquitetado para estimular o espírito de reflexão e criticidade sobre o pensamento e a realidade material da temática curricular, o presente livro de coletânea é indicado, tanto para um público leigo afeito a novos conhecimentos, quanto para um público especializado de acadêmicos que busca dialogar com base em tradicionais e novas abordagens científicas.