Escritos sobre o Programa Agentes Locais de Inovação

Autores

Elói Martins Senhoras (organizador)
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
https://orcid.org/0000-0002-4202-3855

Palavras-chave:

Agentes Locais de Inovação, CNPq, Inovação, SEBRAE

Sinopse

O Programa Agentes Locais de Inovação tem o objetivo de difundir a inovação nos pequenos negócios brasileiros através de um método próprio de melhorias contínuas em 13 dimensões, sendo desenvolvido operacionalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como iniciativa interinstitucional, o Programa Agentes Locais de Inovação possui uma agenda bipartite de atividades, fundamentadas, tanto, na alavancagem da inovação nos pequenos negócios brasileiros, quanto, na produção e publicização científica de estudos de caso e dos resultados operacionais ao longo das atividades operacionais.

Por um lado, a operacionalização de ações de alavancagem da inovação objetiva aumentar a produtividade dos pequenos negócios, por meio da atuação orientativa de Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvida de modo personalizado e gratuito junto com os empresários e da adoção de uma metodologia própria, sob a supervisão de um gestor ou consultor sênior do SEBRAE estadual.

Por outro lado, a dimensão acadêmica visa dimensionar e publicizar os impactos das atividades operacionais do Programa Agentes Locais de Inovação, por meio da escrita de estudos de casos por parte dos ALI e sob a supervisão de um orientador, resultando assim em um amplo banco de dados que versão sobre os resultados empíricos obtidos em distintos estados.

Tomando como referência esta temática, o objetivo desta obra é analisar a rica realidade empírica do Programa Agentes Locais de Inovação por meio de um conjunto de estudos que abordam os recortes de espacialização operacional no município de Boa Vista (RR) e em um contexto de periodização de suas atividades junto com pequenos negócios no ano de 2020.

Este livro explora a agenda estratégica de melhoria contínua e a metodologia de alavancagem da inovação em pequenos negócios de modo multidimensional por meio de uma análise empírica da realidade do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvida em 8 capítulos que focam a caracterização da iniciativa e estudos de casos de um conjunto de empresas e setores atendidos.

Caracterizada por uma natureza exploratória, descritiva e explicativa quanto aos fins e uma abordagem quali-quantitativa, esta obra foi estruturada a partir de um convergente uso do método dedutivo a fim de possibilitar a apreensão dos impactos do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) nos pequenos negócios desde os fundamentos teóricos até a análise empírica da realidade material.

A indicação deste livro é recomendada para um extenso número de leitores, uma vez que foi escrito por meio de uma linguagem fluída e de uma abordagem didática que valoriza o poder de comunicação e da transmissão de informações e conhecimentos, tanto para um público leigo não afeito a tecnicismos, quanto para um público especializado de acadêmicos interessados em estudos de caso e em metodologias inovativas.

Publicado

agosto 13, 2021

Licença

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